Login Ainda não tem uma conta? Faça seu cadastro
Estagiários dão show de talento no IEL Amazonas

Estagiários dão show de talento no IEL Amazonas

Os estagiários Maria Clara Pinheiro Santos e Luiz Antônio de Souza Soares conquistaram o primeiro lugar no Prêmio IEL de Talentos 2025, em Estagiário Inovador, e o segundo lugar na modalidade ficou para Yasmin Bastos Martins. A solenidade de premiação, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi hoje no SESI Clube do Trabalhador, também destacou os vencedores em Educação Empreendedora, Estágio Inovador e Aprendizagem.

O evento reuniu empresários, representantes de instituições de ensino, estagiários e aprendizes. A iniciativa destacou práticas inovadoras de estágio e aprendizagem, além de reconhecer projetos que fortalecem a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Na abertura, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento industrial e para a formação de novas lideranças. “Cada jovem premiado aqui hoje representa o futuro da nossa indústria. São talentos que, com apoio das empresas e instituições de ensino, transformam ideias em resultados e inovação em desenvolvimento para o Amazonas e para o Brasil”, afirmou.

Inovação&Sustentabilidade

A representante da Tutiplast Indústria e Comércio Ltda, Maria Clara Santos, venceu com o projeto “Desenvolvimento de biopolímeros com fibras de curauá, conectando a economia da floresta ao Polo Industrial de Manaus”, e Luiz Soares, pelo Sebrae Amazonas, com “Mapeamento de Processos”. Yasmin Bastos Martins apresentou “Impressão 3D a laser”, projeto para desenvolvimento de peças e melhorias de processos internos também da fábrica Tutiplast.

Segundo Maria Clara, a iniciativa de produzir biopolímeros incorporando fibras de curauá, planta típica da Amazônia, busca criar materiais biodegradáveis e biocompostáveis como alternativa sustentável para substituir o plástico convencional e fornecer às indústrias do Polo Industrial de Manaus, como opção alinhada às práticas de economia verde.

O diferencial do projeto está na contribuição direta para o meio ambiente e para o desenvolvimento regional. “Através desse trabalho conseguimos desenvolver materiais mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, valorizar recursos da nossa floresta. É muito gratificante perceber que um projeto de estágio pode gerar soluções reais para a indústria e para a sociedade”, afirmou a estagiária.

 

Agilidade e redução de custos

Aluna de Engenharia Mecânica, Yasmin Martins já está contratada como projetista júnior pela Tutiplast. Ela explicou que antes de conceber o protótipo em impressora 3D a empresa precisava recorrer a fornecedores externos, com espera em média de 38 dias. Hoje o lead time o foi reduzido para apenas cinco dias a uma semana, o que também trouxe uma significativa redução de custos.

A adoção da tecnologia 3D permitiu a Yasmin projetar, imprimir e implementar internamente os componentes necessários. O processo inclui desde a modelagem digital até a construção física das peças e acabamento, garantindo mais agilidade, redução de custos e autonomia para a empresa.

“Comecei minha trajetória como estagiária na área de planejamento de projetos e, depois, passei a atuar diretamente na parte de desenvolvimento”, relata Yasmin.

 Tutiplast é premiada

Com dois estagiários em destaque, a Tutiplast também conquistou o 1º lugar na categoria Empresa Médio Porte. Ao receber a premiação, a chefe de operações na empresa, Mariana Barrella, destacou a relevância da aproximação entre empresas e o Sistema S. “As empresas ainda estão muito distantes do Sistema S. É fundamental que possamos fortalecer essa relação com o SESI, SENAI e IEL. A educação é a base para transformar o futuro do país e para que possamos ter indústrias cada vez mais competitivas e sustentáveis”, assinalou.

Educação inovadora

Na categoria Instituição de Ensino Inovadora, a Uninorte foi reconhecida pelo desenvolvimento de práticas diferenciadas em seus programas de estágio, com foco em planejamento de carreira e trilhas de aprendizagem. O projeto apresentado destacou a metodologia que permite aos alunos desenvolverem competências técnicas e comportamentais por meio de disciplinas estruturadas em projetos integrados, conectando sala de aula e mercado de trabalho.

O reitor da instituição, Bruno Morais, ao receber o prêmio, disse que é motivo de grande orgulho ver os alunos conquistando espaço no mercado a partir de projetos que unem inovação, empregabilidade e transformação social. “Este prêmio reforça o nosso compromisso de preparar profissionais qualificados e capazes de impactar positivamente a sociedade”, afirmou.

A Fametro, participante pelo 4º ano consecutivo da premiação, levou a segunda colocação na categoria. A pró-reitora, Cinara Cardoso, destacou a relevância da conquista. “Este reconhecimento reforça nosso compromisso em transformar vidas por meio da educação. O estágio é parte essencial da formação e, ao lado do IEL, temos conseguido aproximar ainda mais nossos alunos do mercado de trabalho. Agradeço a toda a equipe e aos parceiros que tornam isso possível”, declarou.

Yamaha vence pelo segundo ano consecutivo

Na categoria Empresa Grande Porte, modalidade Estágio Inovador, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda. foi a vencedora pelo segundo ano consecutivo. Representada pela gerente de Recursos Humanos, Helena Picanço Miranda, a empresa destacou a consolidação de seu programa de estágio, que atualmente envolve cerca de 100 jovens. “Investimos em palestras, mentorias e projetos práticos que permitem aos estagiários trazerem soluções de melhoria para a empresa. Muitos deles, como eu mesma, iniciaram como estagiários e hoje ocupam posições de destaque”, ressaltou.

Reconhecimento ao Sebrae e às empresas de aprendizagem

O Sebrae Amazonas, parceiro histórico do IEL, também esteve presente. Representantes da instituição destacaram a importância do prêmio para estimular práticas de inovação e revelar talentos. “O IEL é um grande aliado na formação de jovens e na aproximação com as empresas. Esse prêmio valoriza o protagonismo de estagiários e aprendizes e reforça a importância da educação para o empreendedorismo”, destacou Gisele Sarmento Pinto, da liderança da unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae.

Na categoria Aprendizagem, modalidade “Empresa Destaque”, a vencedora foi a Alpha Assembly Solutions Brasil Soldas Ltda., que também conquistou o título de “Aprendiz Destaque”. Representando a empresa, a coordenadora de Recursos Humanos, Gilmara Santos, destacou o impacto social do programa. “O jovem aprendiz não representa apenas uma cota a ser cumprida, mas uma oportunidade de transformação de vidas. É uma honra receber esse reconhecimento que também reforça nosso compromisso com a formação de cidadãos e profissionais qualificados”, disse.

IEL comemora 55 anos no Amazonas

O evento coincidiu com a comemoração dos 55 anos do IEL Amazonas, como lembrou a superintendente regional Andrea Guerra. “O IEL tem como missão aproximar empresas, instituições de ensino e jovens talentos. O Prêmio IEL de Talentos mostra que é possível transformar trajetórias com oportunidades de estágio e aprendizagem, e nosso desejo é que cada vez mais empresas e instituições participem desse movimento”, afirmou.

 

Premiados 2025


Modalidade: EDUCAÇÃO INOVADORA 2025

 

Lugar: UNINORTE Grupo Ser Educacional

Categoria: ESTÁGIO

 

Lugar: Instituto Metropolitano de Ensino FAMETRO

Categoria: ESTÁGIO

 

Modalidade: ESTAGIÁRIO INOVADOR 2025

 

Lugar: MARIA CLARA PINHEIRO SANTOS – Desenvolvimento de biopolímeros com fibras de curauá, conectando a economia da floresta ao Polo Industrial de Manaus

 

Empresa: TUTIPLAST INDUSTRIA E COMERCIO LTDA

 

Lugar: LUIZ ANTÔNIO DE SOUZA SOARES -  Mapeamento de processos

Empresa: SEBRAE AM

 

Lugar: YASMIN BASTOS MARTINS – Impressão 3D a laser

 Empresa: TUTIPLAST IND E COM LTDA

 

Lugar: LARISSA RODRIGUES DE SOUZA – Inovação em processo de contratação

Empresa: SEBRAE AM

 

Modalidade: ESTÁGIO INOVADOR 2025

 

1° Lugar: YAMAHA MOTOR DA AMAZONIA LTDA

Categoria: Empresa Grande Porte

 

1° Lugar: TUTIPLAST INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

Categoria: Empresa Médio Porte

                     

Modalidade: EMPRESA DESTAQUE 2025

 

Lugar: VICTUM SERVIÇOS S.A.

Categoria: APRENDIZAGEM

 

Lugar: SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO AMAZONAS

Categoria: APRENDIZAGEM

 

1° Lugar: ALPHA ASSEMBLY SOLUTIONS BRASIL SOLDAS LTDA

Categoria: APRENDIZAGEM

 

Modalidade: APRENDIZ DESTAQUE 2025

 

Lugar ANNA PAULINE REIS DOURADO

Empresa: ALPHA ASSEMBLY

 

Lugar ISABELLA AUGUSTA DO NASCIMENTO CORREA

Empresa: SEBRAE AM

 

Lugar JULIANE EVILLYN REIS AZEVEDO -

Empresa: VICTUM SERVIÇOS S.A.